O Buraco no muro, aprendendo a trabalhar em conjunto

By | 02:10 Leave a Comment

Aos pais, mestre e educadores vejam esse vídeo e reflitam, chama se o buraco no muro, olhem como que crianças conseguem aprender sozinhas a trabalhar em conjunto, com aquilo que muitos nunca viram, o incrível é que chegam a ter um grau de conhecimento da ferramenta apresentada de ótimo a satisfatório.
Imaginem como seria isso com um professor orientando, não seria maravilhoso, sabemos que nascemos desejando aprender e morremos com esse desejo, então pensando assim, existe motivo para as escolas continuarem sendo gaiolas, será que realmente aprendemos desta forma que nos é imposta?
Assistam o vídeo e pensem nisso.




Segundo Pallof e Pratt (2002),  alunos que trabalham colaborativamente produzem um conhecimento aprofundado e deixam de ser independentes para se tornarem interdependentes.  O aprendizado está focado na ação do aluno, não mais no professor e no conteúdo e sim em estratégias criadas pelos alunos para que aprendam. O mais interessante nisso tudo é que a criança não está preocupada em errar, o que não ocorre com o adulto.
Toda essa experiência torna o aluno mais independente, ele se interessa mais em buscar conhecimento e tem um foco maior na aprendizagem.
Seria interessante fazer esse tipo de experiência com os atuais sistemas embarcados, Arduino, Rapberry Pi, Banana Pi, Masmenino, Severino, dentre outras.

Fonte: Aqui

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Postar um comentário