Aulas interessantes

By | 02:57 Leave a Comment

Para que os alunos de uma determinada escola desperte interesse pelas aulas  é preciso inovar sair da mesmice do quadro negro, com professores falando por horas sobre assuntos interessantes que podem ficar desinteressantes por conta do método utilizado atualmente que já estar totalmente batido.

Arduino-uno-perspective-transparent.png
Marminino pode ser fabricada com peças recicladas (Foto: Divulgação/ Daniel Chagas)E que tal falar de robótica então, a primeira coisa que vem a mente dos conservadores é legal, dá pra falar do Arduino, mas não dá para ter um para cada aluno, por conta do auto custo, foi ai que um professor de uma escola pública do Ceara inovou, o professor Daniel Chagas criou o Marminino que é um microcontrolador derivado do Arduino.


Entendendo o Arduino: É um microcontrolador de baixo custo que de maneira bem simples pode ser utilizado para automatizar praticamente qualquer coisa. Existe muitos projetos com essa plaquinha inclusive disponíveis na internet, com ele você pode ligar um led ou uma sequência deles, montar um robô ou até mesmo uma impressora 3D. O ditado se aplica e bem com Arduino sua imaginação é o limite, mas no Brasil a brincadeira pode se tornar cara, ou seja o Arduino é original da Itália e todos sabemos como funciona nossos impostos para importação criando assim uma barreira para que possamos ter acesso as maravilhas que nos são reservadas fora dos quatro cantos tupiniquins, o preço de um Arduino Uno que é um dos mais populares é uma média de 10 dólares, o que hoje seria 40 reais em conversão direta, mas uma plaquinha destas custa em média no Brasil 100 reais.


Ai você me diz vamos voltar ao quadro negro? Não vamos buscar alternativas. O Marminino, pode substituir sem sombra de duvidas um Arduino em praticamente qualquer projeto, a versão Cearense é feita em sala de aula por alunos de ensino médio com supervisão de um professor, o custo total dele se for comprar todos os componentes chega a ser 19 reais, mas ele pode ser montado quase que completamente com peças recicladas de computadores e eletrodomésticos, tornando se custo quase zero.

Espera ai que não entendi direito, reciclado? Está dizendo que de uma paulada só vamos baixar o custo e deixar que as sucatas indesejadas fiquem expostas ao meio ambiente?
A reposta é sim, não só esse projeto pode ser feito aproveitado rejeitos da sociedade, mas muitos outros.


Saiba mais sobre Marminino aqui, e aqui.
Saiba mais sobre Arduino aqui.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Postar um comentário